segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Ansiedade

Agora que completei 38 semanas comecei a ficar muito ansiosa! Não imaginei que fosse ficar desse jeito, ainda mais agora, porque sempre achei (e continuo achando) que o Antônio vai nascer com 40 semanas ou mais. Mas essa noite acordei assustada achando que estava tendo contrações. Na verdade, era só ele se mexendo e um pouquinho de dor de barriga :)

É tão estranho imaginar que algum dia nas próximas semanas eu vou ter que sair às pressas pra maternidade. E pior (ou melhor) que esse dia pode ser hoje ou amanhã. Fico imaginando o que estarei sentindo, se lembrarei de levar as coisas importantes, aí faço listas do que tenho que levar e coloco mais coisas na mala. Quem me conhece, sabe que eu não sou assim normalmente.
Até estou tentando tentando terminar de escrever uns artigos científicos, mas está muito difícil de me concentrar em qualquer outra coisa não relacionada a gravidez, parto e bebês.

Algumas notícias do Antônio: semana passada fiz uma ultra, uma cardiotocografia e fui à minha médica. Na ultra deu que ele está com 3kg e continua encaixado, mas está com duas circulares (frouxas) de cordão ao redor do pescoço. Vimos a carinha dele no vídeo, ele está bem bochechudinho mas a foto impressa ficou bem difícil de ver, então não dá pra colocar aqui. A cardiotocografia é um exame que mede o coração do bebê e os movimentos dele, durante um período razoável de tempo (no meu caso foram uns 15 minutos). O resultado são dois gráficos que devem estar "sincronizados". Pelo que eu entendi os picos de movimento devem corresponder aos picos no batimento cardíaco. O exame deu ótimo, o médico que fez me disse que estava perfeito. E ele continua super ativo na minha barriga, só que agora eu sinto ele me pressionando mais pra baixo.

Para alguns médicos no Brasil, circular de cordão é motivo de cesariana. Mas eu já tinha lido no meu livro sobre gravidez que a circular raramente causa algum problema na hora do parto. E se causar o monitoramento que é feito durante o parto (a mesma cardiotocografia) vai acusar e aí sim deve ser feita a cesariana. A minha médica também me tranquilizou, disse que 50% dos bebês nascem com circular e ela já fez o parto normal de uma menina que nasceu com três circulares. Marcamos uma nova consulta pra essa semana, mas só vou fazer outra ultra se chegar a 40 semanas e ele não nascer antes.

12 comentários:

Anônimo disse...

Bianca,

Quando eu nasci (27 anos atrás), acho que não existia ultra.
Minha mãe foi submetida à uma cesariana, pois segundo alegações do médico, meu pai (hã?) estava muito ansioso e provavelmente era a causa da minha mãe estar há 12 horas em trabalho de parto e nada de eu dar as caras.
Aí, saí rapidinho com a cesárea e com duas circulares também.
Pra justificar (na minha opinião) o parto não-natural, o médico veio dizendo que foi uma inspiração Divina ele ter "sugerido" a cesariana.
Hoje em dia, sabemos que o trabalo de parto demora, que os pais ficam ansiosos e têm de se controlar, pois a situação já é muito trabalhosa e delicada pra mãe e que é possível sim partos normais com crianças cujos cordões umbilicais estão enrolados no pescoço, mesmo com a previsão disso bem antes, via ultrassom.
Então, fique tranqüila que tudo vai dar certo e seu neném poderá vir naturalmente. :)
Gostei da postura da sua médica e acho que vc a escolheu muito bem. Não é qualquer desculpa que deve servir como motivo pra uma intervenção cirúrgica.
Confie nela e no seu coração!
Um beijo ENORME,
Pri
Ps: Até a volta já com o Antônio.

Anônimo disse...

Eu também comecei a ficar nervosa e ansiosa na 38a semana. Nem conseguia dormir direito.
Vai dar tudo certo. Passa lá no meu cantinho para ler meu relato. Acabei de postar.

Catarina Chagas disse...

Bianca,

Imagino como esses momentos devem ser especiais! Perfeitamente compreensível toda a sua ansiedade e falta de preocupação!

Que Deus abençoe muito você e o Roberto, para que tudo corra bem não só no nascimento do Antônio, mas também ao longo de toda a sua vida!

Beijos

Anônimo disse...

Bianca,

Agora o negócio é ter calma ...... Sei q falar isso não adianta muito, mas procura não ficar pensando nisso o tempo todo, pega uns filminhos água com açúcar e tenta relaxar .....

Adorei a postura da sua médica, espero q a minha seja assim qdo chegar essa hora .....

E tenta nos manter informadas, tá ????

Um grande beijo.
Cel

Anônimo disse...

Bianca,

estou tb muito ansiosa por vc! ahahaha! É verdade!
No domingo (04/02) fui à Perinatal ver uma amiga querida e seu filhote nº 2 que tinha nascido um dia antes e qd cheguei na recepção perfuntei se tinha alguma Bianca internada! Olha a cara de pau... ahahaha
Não sei se ia ter coragem de bater na sua porta, é um momento muito íntimo, mas com certeza ia perguntar se estava td bem e se o Antônio já estava na "vitrine" da maternidade! ahahaha

Que Deus te abençoe! Espero que tudo corra muuito bem, sem maiores preocupações e com muito amor!
Beijocas

Anônimo disse...

Bianca, imagino a sua ansiedade. Se fosse eu acho que estaria igualzinho a você. Mas tenta ficar tranquila, tudo vai dar certo e seu bebê vai nascer lindo e saudável!
Beijo grande em você e no Antônio,
☆ gι

Anônimo disse...

Oi Bianca!
É a primeira vez que escrevo no seu blog, mas gostaria de te desejar uma boa hora!
Que o Antônio venha cheio de saúde e traga ainda mais felicidades!
Parabéns pela família linda que vcs formam!
Bjs
Cris e Maria Eduarda :)

maripalm disse...

Oi Bianca!! Passei para lhe desejar um bom parto e que o Antonio venha com muita saúde. Não se impressione com a circular de cordão, a Maria Clara nasceu de parto normal, com uma volta, um pouco apertada e deu tudo certo.
Beijos, Mariana Palmeira

Tatiana Garcia de Assumpção disse...

Oi Bianca! Nao nos conhecemos e para falar a verdade, nem sei como vim parar no seu blog, que alias, acompanho desde o inicio. Voce escreve muito bem, meus parabens! Bom, voltanto ao assunto bebe, acabei de ter o meu pequeno Daniel e gostaria de desejar a voce um otimo nascimento para o seu Antonio. Acho que no final das contas nem importa muito se eh natural ou cirurgico (tive uma cesaria depois de 22 horas de parto, sufoco, mas tudo bem), o que importa mesmo eh o seu Antonio vir com saude! E prepare-se, eles dao um trabalho enorme! Durma agora o quanto puder e prepare-se para receber toda a ajuda que vier, pois ela sera muito bem vinda!!! Eh isso ai, muito boa sorte e seja feliz! Se quiser dar uma olhada no meu Dani, que acabou de completar seu primeiro mes, aqui esta http://danimundi.blogspot.com/
Tire-me uma duvida: voce eh por acaso biologa?

Anônimo disse...

Bianca, a qualquer momento o Antônio pode vir ao mundo!!! Acho que também não vou conseguir dormir direito nessa fase, deve ser uma expectativa imensa!
Você ainda está trabalhando ou já entrou de licença?
Sua médica está certa em esperar o momento certo, realmente se as circulares estão frouxas não tem problema. Minha médica também diz que faz parto normal com circular e acompanhando os batimentos do bebê. Então se há acompanhamento não há risco:)
A partir de agora vou entrar aqui toda hora pra saber das novidades!!!
Beijão,
Dani♥

Anônimo disse...

Bianca, que delícia essa expectativa pra chegada do Antônio, e com certeza será uma entrada triunfante no mundo. Que Deus te abençoe muito e que seja um momento de muita felicidades na vida de vocês, Beijos, Binha.

Anônimo disse...

Bianca, bem o que me lembrei de comentar no momento é que eu nasci num sábado de carnaval!
Tô aqui mandando energias positivas. bjo renata rainho