domingo, novembro 26, 2006

Curso na Perinatal

Ontem eu e o Roberto fomos ao primeiro dia do curso Conversando com a Gestante na Perinatal, que foi dado por duas enfermeiras-chefe de lá. Eram 26 casais participando do curso, muita gente. Me lembrou o nosso curso de noivos, que também foi bem cheio. Aqui vai um resuminho sobre o que aconteceu por lá.

O que foi dispensável:
-A primeira aula sobre as fases da gestação, que começava com a concepção. Ninguém ali precisava ser informada que no primeiro trimestre os enjôos são comuns.
-Os gerundismos do tipo "vamos estar dando banho no bebê" e "vamos estar fazendo a sua pré-internação" e outros erros de português do tipo "menas".
-Várias piadinhas que eu não tenho coragem de reproduzir aqui.

O que foi revoltante:
-Quando um casal de Niterói perguntou o que a enfermeira achava de eles terem o filho lá ela respondeu: se vocês optarem por cesariana e marcarem com antecedência não haverá problema nenhum. Não imaginei que eles incentivassem a cesariana eletiva. Ah, ela já tinha dito antes que pra quem trabalha na admissão como ela, a cesariana era muito melhor, porque não tem surpresas. Ainda bem que a outra enfermeira tinha uma visão diferente.
-Ouvir do casal de Niterói: "A gente queria tanto ter o bebê aqui... A maternidade de Niterói nem coloca as fotos dos bebês que nascem no site...Aliás, nem site eles têm, imagina."

O que foi surreal mas de certa forma interessante:
-Saber que a maternidade oferece como cortesia: manicure, cabelereiro, maquiagem e massagem para as mães depois do parto.

O que foi útil pra mim:
-Aprender sobre os sinais de início do trabalho de parto e quando ligar para o médico.
-Saber que é uma boa idéia preencher uma ficha de pré-internação com antecedência, pra não ter que ficar dando um monte de dados na hora que estiver sentindo contrações.
-Saber que depois do parto eles deixam o bebê imediatamente com a mãe por uns 20 minutos, para que os dois se conheçam e o bebê já possa amamentar. Depois disso, eles dão o bebê pro pai levar para o berçário e apresentar para o resto da família. Enquanto isso, fecham os pontos da mãe (tanto faz se foi parto normal ou cesárea) e a encaminham para o quarto. Logo depois o bebê já pode ir para o quarto também.
-Saber que eles têm enfermeiras especializadas pra ajudar na amamentação. E também que ajudam a dar o primeiro banho no bebê.

O que foi muito legal:
-Conhecer o centro cirúrgico e a sala de parto humanizado. Fomos a uma sala de cirurgia onde são realizadas cesarianas que era bem grande, por ser a de partos múltiplos. Lá tiramos uma foto usando roupa de centro cirúrgico que nos será dada na semana que vem. A sala (foto ao lado) não tinha nada de muito interessante, a não ser os berços quentinhos onde eles limpam e pesam os bebês quando nascem. Já a sala de parto humanizado (foto abaixo) à princípio parecia um quarto com uma cama de solteiro normal. Depois foi revelando algumas surpresas. A cama se transforma em uma cadeira para parto de cócoras onde quem quis pôde sentar e "treinar" para o parto normal. Achei super confortável! O banheiro tem uma banheira de hidromassagem para quem quiser tentar relaxar na hora das contrações, antes do parto propriamente dito. E a sala tem todos os equipamentos médicos escondidos em armários, pra não dar a sensação de hospital. Gostei muito da sala e perguntei pra enfermeira se ela sabia se a minha médica (Dra. Isabella Proença) fazia muitos partos ali. E ela disse que sim, que ela praticamente só trabalha ali. Outra coisa legal é que normalmente se cobra uma taxa a mais pra quem quer usar essa sala, mas não será cobrada de quem fez o curso porque eles querem incentivar o parto normal. Tomara que dê tudo certo, que eu possa fazer o parto normal e que a sala esteja disponível quando a minha hora chegar!

Semana que vem tem mais! Vamos ter orientações sobre amamentação, aprender a segurar um bebê, dar banho e trocar fraldas. Viu, Antônio, nós vamos estar bem preparados para cuidar de você quando você nascer, tá? (pelo menos na teoria :)

9 comentários:

Adriana de Albuquerque Mello disse...

Que legal, Bianca! Lembro-me que quando saímos vc estava super empolgada em fazer o curso. Que bom que gostou!
Beijos

Catarina Chagas disse...

Pelo menos estudando direitinho vocês estão, né?
rsrsrsrsrsrs
Beijos

Anônimo disse...

Oi Bianca!
Também achei totalmente desnecessária a primeira aula. E ridícula a apresentação da enfermeira quando ela imita o pai todo troncho, ela fez isso? Acho que o segundo dia será melhor, pelo menos foi para o marido, ah, mas achei desnecessária a apresentação da Cryopraxis, do segundo dia.
Quero muuuuuuuuuuito ter o João Pedro na sala de parto humanizada. Só fico apreensiva de estar disponível. Mas vai dar tudo certo.
Beijinhos e boa semana!
Ah, passa lá no meu blog para ver as lembrancinhas e centros de mesa que fiz para o chá...

Anônimo disse...

Oi Bianca, td bem?

Adorei conhecer seu blog!
Primeiramente, parabéns pelo filhote que está a caminho. Realmente, é muito interessante a sala de parto humanizada, espero que quando eu engravidar tenha essa tipo de sala no hospital de minha escolha.

Bjos e td de bom pra vcs!

Gisele Sá disse...

Adorei você contando do curso! em todo curso sempre tem umas pessoas sem noção, né? hehehe

Anônimo disse...

Bianca, sua narração sobre o curso foi hilária..rs
A partir de quando se deve começar a fazer esses cursos, eles indicam algum mês (da gestação) pra começar?
Essa sala é linda mesmo né, mas acho que minha médica não vai querer fazer nela, ela é mais do estilo tradicional... Vc perguntou pra sua médica se ela faz a episiotomia? Se é rotina mesmo?
Todos os médicos que perguntei falaram que sim...
Só quero ver o Cacá quando chegar a nossa vez de começar a fazer esses cursos...rs
bjs
Dani♥

Anônimo disse...

Bianca, muito engraçado este post!

No balanço final acho que vai valer a pena né?! Deve ser muito gostoso ir se reparando para a grande hora. Antonio não perde por esperar!

Beijinhos,
☆ Gi

B disse...

Oi Bianca,

Que fofinho o seu blog! Adorei!
Vou "estar visitando" o seu blog direto agora!

Beijao na familia, Bianca

PS: Sim, Berkeley eh o maximo!!!

Anônimo disse...

Muito legal !!!!!!

Agora essa do casal de Niterói foi o fim !!!!!!! hahahahahhahaha Só espero q eles não queiram escolher a maternidade pq tem site com fotos dos bebês !!!!!!

Achei muito legal esse curso !!!!!

Bjks.